Roma Underground

1986883467_26e04366d4

Não poderia ser diferente, em uma cidade antiga , com mais de 2 mil anos de histórias nas costas, que possui prédios históricos construídos em diferentes épocas, não é de surpreender que as estações de metro fossem diferente, mesmo assim é impossível não perceber a podridão e a sujeira das estações de Roma.

Para começar que elas simplesmente são pichadas de cima a baixo, você olha para um canto e pensa, com alguém se dá ao trabalho de ir tão alto, apenas pelo prazer de passar tinta spray na parede, o mesmo acontece com trens, não sobra um vagão, “street art” para todo lado, o que me leva a pensar que certamente existe uma grande falha na segurança.

Que está provavelmente ligada a baixa arrecadação que este serviço público gera, o valor da passagem custa apenas um euro, sendo que este valor na maiorias das vezes é opcional, faço uso desse expressão porque como eu disse acima, não há seguranças e a catraca é muito baixa, logo tentadora, então paga quem quer e lá não é muito diferente do Brasil. Então você olha para esquerda e vê um gordito, muito bem alimentado de porpeta, brusqueta, lasagna e afins; vira a cabeça e do seu lado está um casal vestindo Dolce & Gabanna, Gucci e outras grandes marcas das cabeças aos pés, então você conclui que deve ser apenas no transporte público que os romanos estão meio quebrados.

A estação central se chama Termini, literalmente o coração de Roma, de lá saiem as duas únicas linha da cidade (digo únicas porque Paris tem 16 e Madrid 12), a azul e a vermelha, que carregam gente de todo tipo: mochileiros, mulheres de reputação duvidosas, estudantes, gente indo e volta do trabalho.

Seja embaixo da terra ou em cima dela, a voz humana é algo que marca muito quem visita Roma, os italianos em geral não sabem falar baixo, uma simples pergunta como “qual é a estação do Vaticano?’ é respondido em um entusiasmo que somente o maior tom de voz possível pode representar.

metropolitana

Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “Roma Underground”

  1. Mari Says:

    Até mesmo aquele tchauzinho basico vira.. um “CIAÁÁOO”.. berrado no teu ouvido! Mas é legal né.. faz a pessoa lembrar a todo instante que ta na Italia mesmo. Bom, como se fosse possivel esquecer. hehehe
    Ein.. mais barato que andar de metro, só andar de onibus mesmo. Na verdade o preço é o mesmo. Mas é mais forte o costume de nao pagar a passagem de bus, o que faz realmente tu achar que o serviço eh gratuito. E obviamente nao é por questao de grana que eles nao pagam, meu amigo romano disse que é pq o serviço eh uma droga e eles na vao pagar por aquilo. O que é verdade. Imagina se essa moda pega por aqui, e agente resolve pagar só por serviços do estado que tenham qualidade..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: