Helvetica 50

sex-drugs-helvetica

Se alguém convidasse você para assistir um tal filme chamado de Helvetica 50 Years. Você provavelmente iria perguntar.

– Mas sobre o que fala esse filme? sobre os 50 anos do reinado de um imperador suiço, não rola cara, filme europeu, muito chato.

– Não cara, é sobre a fonte texto helvética, aquele que tem no Word.

– Tá maluco, mais chato ainda.

Realmente parece ser um convite pouco aceitável, entretanto o documentário Helvetica 50 Years  do diretor Gary Hustwit é realmente um bom programa, mesmo que você não seja designer, publicitário ou qualquer uma desse profissões de gente arrogante.

Com uma bela fotografia, ótima trilha sonora e linguagem acessível o filme trata sobre está fonte que revolucionou o designer gráfico, criada na Suiça em 2007, a Helvetica trouxe limpeza, imparcialidade e neutralidade, extamente como os suiços são.

Logo a fonte tornou se a favorita, tanto que as maiores empresas criaram sus logotipos com Helvetica, a onde foi tão forte que 20 anos depois virou padrão, nos anos 70 criou se um boato que dizia que as empresas que usavam a fonte apoiavam a Guerra do Vietnã, nesta época a layout poluido e psicodélico representavam transgressão, tão normal em tempos de Woodstock. Hoje em dia ela se tornou um mito, tendo vários admiradores e fãs clubes no mundo inteiro.

Como eu disse o filme não interessa apenas os profissionais da área, mas todos que querem enteder, de uma maneira ou de outra, o mundo que a gente vive, já que a fonte está presente em quase todos os lugares.

Dificil vai ser achar na Blockbuster, então confere aí trailler.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Helvetica 50”

  1. Anderson Segall Says:

    Po, depois dessa explicação eu assistiria o filme, o engraçado é que realmente ‘Helvetica’ é uma das minhas fontes preferidas mesmo.Maneiro.

  2. Mari Says:

    É.. a Helvetica é que nem o lance dos “Tiozinhos”, espalhados por tudo.. dominaram o mundo! Alias, Helvetica poderia ser o nome de uma tiazinha. Deve ser por isso que dominou o mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: