Já se foi o tempo que o estereotipo do leitor de quadrinhos era aquele sujeito gordo e espinhento (um abraço a todos gordos e espinhentos que estão nos lendo), de vida social quase nula, que guarda com todo esmero do mundo as primeiras edições do Batman e Homem-Aranha; quem melhor representaria esse tipo de seres se não aquele nerd – dos Simpsons – que é dono da loja de gibis.
O tempo agora são outros, aquelas pessoas que liam a Turma da Mônica cresceram, mas ainda gostam do formato de tirinhas, fato que esse que fez crescer o número de cartunistas no Brasil que adotaram uma temática mais madura, o percursor deles? Laerte é claro, seguidos agora pela premiada dupla Fábio Moon & Gabriel Ba que produzem Os Dez Pãezinhos, sem deixar de fora o ácido André Drhamer dos Malvados.
Eles se deram conta que seria interessante para de falar de coisas fantásticas, deixar de lado esse mundo de heróis, vilões e vitimas, para voltar a sua temática para algo que todos nós possamos nos identificar, reclamações sobre a rotina, piadas sobre relacionamentes, sentimentos estranhos e afins, mesmo que seja utilizando metáforas e personagens absurdos, ele continuaram utilizando o humor como base.
Pena que a maioria dos jornais (Tirando a Folha de São Paulo) não digeriram essa mudança, repare quando você termina de ler a seção de quadrinhos de algum jornal, – geralmente colocado próximo a programação cultural – a sensação é a mesma quando você assiste o Casseta & Planeta, o programa acaba e você não deu nenhuma risada.
Laerte
Fábio Moon & Gabriel Ba
Tags: Dicas, Opinião, Quadrinhos
julho 17, 2009 às 9:59 am |
[…] no Pão & Circo – por […]
julho 21, 2009 às 12:30 pm |
Interessante!